Gerenciamento de Redes de Computadores


       Componentes de Gerenciamento

       Gerenciamento de Rede
       Nos primórdios das redes de computadores, quando elas ainda eram artefatos de pesquisa, e não uma infra-estrutura usada por milhões de pessoas por dia, “gerenciamento de rede” era algo que nunca tinha se ouvido falar.

       Se alguém descobrisse um problema na rede, poderia realizar alguns testes, como ping, para localizar a fonte do problema e, em seguida, modificar os ajustes do sistema, reiniciar o software ou o hardware ou chamar um colega para fazer isso.

       Como a internet pública e as intranets provadas cresceram e se transformaram de pequenas redes em grandes infra-estruturas globais, a necessidade de gerenciar mais sistematicamente a enorme quantidade de componentes de hardware e software dentro dessas redes também se tornou muito importante.
       Sistema de Gerenciamento de Redes
       Podemos definir gerenciamento de redes como
   monitoramento
   teste
   configuração
   diagnóstico de componentes de rede

       Para atender a um conjunto de exigências definido por uma organização.
       Sistema de Gerenciamento de Redes
       Dividido em 5 grandes categorias
   Gerenciamento de configuração
   Gerenciamento de falhas
   Gerenciamento de desempenho
   Gerenciamento de segurança
   Gerenciamento de contabilização

       Gerenciamento de Configuração
       Permite ao administrador de rede saiba quais dispositivos fazem parte da rede administrada e quais são suas configurações de hardware e software.

       O [RFC 3139] oferece uma visão geral de gerenciamento e requisitos de configuração para redes IP.
       Gerenciamento de Falhas
       Hoje em dia, redes complexas são compostas por centenas e, algumas vezes, milhares de componentes. A operação apropriada de rede depende do bom funcionamento de cada componente, em separado e entre si.
       Um sistema de gerenciamento de falhas eficaz apresenta dois subsistemas
   Gerenciamento de Falhas Reativo
   Gerenciamento de Falhas Proativo
       Gerenciamento de Falhas
       Gerenciamento de Falhas Reativo
   Trata de soluções de curto prazo para falhas
   Responsável pela detecção, isolamento, correção e registro de falhas
       1ª Etapa – detectar a localização exata da falha
       2ª Etapa – isolar a falha
       3ª Etapa – corrigir a falha

       Gerenciamento de Falhas
       Gerenciamento de Falhas Proativo
   Tenta impedir a ocorrência de falhas
   Embora isso nem sempre seja possível, alguns tipos de falhas podem ser previstos
   Por exemplo: se um fabricante especifica a vida útil para um componente, é uma boa estratégia substituí-lo antes desta data.
       Gerenciamento de Desempenho
       Está intimamente relacionado com o gerenciamento de falhas
       Monitora e controla a rede para garantir que ela esteja rodando da forma mais eficiente possível.
       Quantifica o desempenho de uma rede usando quantidades mensuráveis
   Capacidade
   Tráfego
   Throughput
   Tempo de resposta
       Gerenciamento de Desempenho
       Capacidade
   Toda rede tem capacidade limitada e o sistema de gerenciamento de desempenho deve garantir que ela não esteja sendo ultrapassada
   Por exemplo, se uma LAN foi projetada para 100 estações com taxa de dados média de 2Mbps, ela não vai operar de forma apropriada se forem ligadas 200 estações na rede.
       Gerenciamento de Desempenho
       Tráfego
   Pode ser medido de duas maneiras, internamente e externamente
     Interno pode ser medido pelo número de pacotes que trafegam pela rede.
     Externo é medido pela troca de pacotes fora da rede
   Durante as horas de pico, quando o tráfego é intenso podem ocorrer perda de pacotes, caso haja tráfego excessivo
       Gerenciamento de desempenho
       Throughput
   Mede-se a partir de um dispositivo individual
   O gerenciamento de desempenho monitora o throughput para se certificar de que esta não seja reduzida a níveis inaceitáveis
       Gerenciamento de desempenho
       Tempo de Resposta (latência)
   O tempo de resposta é medido do instante em que um usuário solicita o serviço até o momento em que o serviço é atendido.
   Qualquer aumento no tempo de resposta é uma condição muito grave, já que ele é uma indicação de que a rede está operando acima de sua capacidade
       Gerenciamento de Segurança
       Responsável pelo controle de acesso à rede tomando como base uma política predefinida.
       Gerenciamento de Contabilização
       Quantifica o acesso e uso dos recursos de rede por seus usuários para fins de tarifação.

   Impede que os usuários monopolizem recursos limitados da rede
   Impede que usuários utilizem o sistema de forma ineficiente
   Administradores de redes podem elaborar planos de curto e longo prazos com base na demanda de uso de rede




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