testes de uma Rede



1 – o que é  testes de uma Rede:
A topologia de uma rede descreve como é o layout do meio através do qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ele. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede. Resumidamente a topologia nada mais é do que toda a estrutura do que se refere.
2 – Para que serve o modelo hierárquico de uma rede?
Serve para reduz a carga nos dispositivos de rede assim evitando a comunicação desnecessárias com muitos dispositivos (broadcasts), reduzindo as adjacências (domínios de colisão).Onde os Domínios de colisão restrito facilitam a compreensão e mudanças e também facilitam a expansão da rede.
3 – O que é e para que serve uma VLAN?
Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes.
A VLAN serve para:
Ganho de desempenho da rede: pois o domínio de broadcast fica reduzido, sendo repassado somente dentro da VLAN onde foi gerado e evitando tráfego desnecessário. Este é efeito fica maior quanto mais máquinas temos na rede ou quanto mais distantes vão ficando os computadores.
Aumento na segurança: podemos realizar uma separação no nível de enlace (camada 2), dificultando o acesso para possíveis hackers (ou vírus, worms etc instalados nos computadores) que não fazem parte da LAN virtual. Somente o tráfego que se deseja rotear é repassado entre VLANs (podemos isolar por exemplo o tráfego da rede cabeada daquele da rede wireless, pois estes normalmente só precisam acesso aos servidores e impressoras que estaria em uma terceira VLAN).
Geração de grupos virtuais de trabalho: Grupos de computadores ou equipamentos afins podem estar virtualmente interligados através de VLANs, mesmo quando não estão fisicamente interconectados na mesma sub-rede física, comunicando-se mais rapidamente e com mais segurança, sem gerar tráfego desnecessário para outros grupos. Como por exemplo, podemos agrupar as catracas de acesso da empresa ou os equipamentos de CFTV.
Administração facilitada: O processo de reconfiguração com VLANs (adição ou remoção de máquinas ou sub-redes de uma VLAN) é feito de forma lógica, sem que sejam necessárias mudanças físicas (trocas de cabos). Os switches em geral possuem interfaces de configuração baseadas em web, simples e intuitivas. Podemos ter ainda sofisticados softwares de gerenciamento de rede como o NMS da Enterasys.
Redução de custos: o uso de VLANs pode ser realizado com switches de camada 3, que dispensam o uso de roteadores. Devemos ainda considerar que os problemas de rede diminuem em função da isolação entre as redes.
4 – Explique o que é Virtual Private Networking e onde é utilizada?
A Virtual Private Networking é uma Rede Privada Virtual que significa uma rede de comunicações privada onde normalmente é utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). Onde o tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros. Ou seja a VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.
5 – Para garantir-se quando vai realizar um projeto levando-se em conta a topologia deve-se fazer em primeiro momento (projeto lógico / projeto físico)? Escolha o correto e justifique:
Deve-se fazer primeiro o projeto Lógico antes do projeto Físico, Pois o projeto logico nada mais é que o planejamento de todos os detalhes da rede que será implantada e utilizada. Exemplo: topologia da rede (estrutura), esquema de endereçamento, protocolos (regras padronizadas), softwares a serem utilizados, segurança e gerência. Sem faze-lo primeiro não obteríamos sucesso com projeto físico.
6 – O que uma topologia bem projetada deve oferecer aos seus clientes?
Uma topologia bem projetada deve oferecer hierarquia, redundância, modularidade e segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas